Blockchain o que é como funciona

A blockchain é uma tecnologia de registro e dados distribuído criada para ser descentralizada, ou seja, não fica em apenas um computar ou servidor, mas é distribuido em diversos lugares uma cópia identica do registro e assim se algo acontecer com um dos computadores (chamados de nó) existirá uma cópia identica e criptografada em outro lugar, dessa forma fica garantida maior segurança desses registros e dados.

A Blockchain também pode ser chamada de “o protocolo da confiança”. 

Uma outra forma de entender a blockchain é como um livro-razão (sim aquele usado na contabilidade) onde a função é registrar todas as movimentações, entradas e saídas.

Uma vez que uma informação é registrada e validada pela rede (outros computadores) não é mais possível ser apagado, modificado ou alterado, ou seja, se torna imutável.

Entendendo como funciona a Blockchain

blockchain nui social maycon matos

Criei uma forma de explicar como funciona a blockchain 

Uma blockchain é um conjunto de blocos, onde esse bloco podem ser um contrato, uma certidão, uma escritura, ou qualquer informação que alguém considere importante e que queira registrar e manter segura e criptografada.

Vou dar um exemplo de um bloco  de informação que precisa ser válidado, e essa informação será uma escritura de um imóvel (como aquele registrados em cartórios).

1º Registrando um bem/imovel na blockchain

Vamos usar como exemplo a venda de uma casa ok? Onde Uma pessoa (que vamos chamar de João) registra sua casa na rede blockchain como um forma de deixar registrado que aquela casa é sua.

Mas para esse registro ser concluido primeiro será feita uma verificação por vários computadores da rede (chamados de mineradores) que seguindo um protoco vai verificar e certificar que aquela casa é realmente sua, após essa válidação (então é criado assim o primeiro registro na rede blockchain daquele imóvel).

Veja na imagem demostrativa da criação do primeiro bloco:

o que é Blockchain Maycon Matos

2º Vendendo ou transferindo o bem/imovel pela blockchain

Mas em um tederminado momento João resolver vender essa casa para uma pessoa (que vamos chamar de Maria).

Para transação acontecer vários computadores da rede farão novamente a verificação para validar que essa transação está correta de acordo com as regras do protocolo.

Uma vez que o contrato de compra e venda foi registrado na rede, que a casa de João foi vendida para Maria, isso jamais poderá ser apagado da rede blockchain. E para que esse segundo bloco de registro seja criado ele precisa obrigatóriamente copiar o registro que a casa perteceu a João e somente após isso registra a nova informação que a casa mudou de dono. E esse segundo bloco será conectado ao primeiro bloco. Havendo então um ligação permante.

Veja na imagem demostrativa da criação do segundo bloco:

entendendo a blockchain

3º validando todos os registro

E o que acontece caso esse comprador (Maria) queira agora vender a casa para outra pessoa (vamos chamar esse novo comprador de Pedro), o que acontece?

Será necessário criar outro bloco, copiar toda a informação do bloco anterior e só depois iniciar o novo registro informando que a casa está sendo vendida para Pedro.

Então o terceiro bloco é criado registrando agora que Maria vendeu para Pedro. Mas esse novo bloco terá que obrigatóriamente que ter a informação desde o primeiro bloco, ou seja, esse bloco terá o registro que essa casa já pertenceu a João, Maria e agora é do Pedro. E assim por diante…

Veja na imagem demostrativa da criação do terceiro bloco:

como funciona a blockchain

4º Criando um novo bloco para alterar um registro

Agora sempre que a casa for vendida um novo bloco será criado, copiando e validando todos os registro de compra e venda já realizadas e será conectado ao bloco anterior, assim o bloco fica cada vez mais seguro pois, cada vez que um novo bloco é criado ele precisa ser duplicado (copiado) e válidado.

Mas e se por alguma motivo o comprador (Pedro) e a vendedora (Maria) mudarem de ideia e de comum acordo queiram desfazer o negócio, o que acontece?

Da mesma forma, será necessário criar um novo bloco com um novo registro que informa que a compra/venda foi desfeita e esse bloco fica também conecatado com o bloco anterior, registrando que a casa foi vendida para pedro mas que depois o negócio foi desfeito e voltou a pertencer a Maria.

Veja na imagem demostrativa da criação do quarto bloco:

o que é e como funciona a blockchain

Se você observar vai ver que o novo bloco sempre terá uma cópia das informações dos blocos anteriores pois vai conter todo o histórico de tranzações já registrada do inicio até o momento.

Então se algum bloco se perder no meio do caminho não será um problema pois, a informação não vai se perder, isso porque uma cópia com informações identicas e válidadas vão continuar exisindo em outros blocos.

E todo bloco (tranzação e registro) ocorrem de forma pública e compartilhada, porém criptografada, para que qualquer computador possa fazer a autentificação e validação sem enchegar o conteúdo dentro do bloco.

Em outras palavras, os computadores da rede podem fazer o processamento de validação do bloco mas não podem ver o contéudo dentro do bloco, pois está criptografada e apenas os envolvido (compradores e vendedores) podem ter acesso.

Bom, espero ter ajudado você entender o funcionamento da blockchain na prática, se vc tem uma ideia diferente ou fácil de explicar, por favor descreva aí nos comentários, vou ficar feliz em ler e vai contribuir com outros leitores. Gratidão.


 

Blockchain está mudando o mundo

Blockchain é mais do que uma revolução financeira. Está recriando o mundo em que vivemos e representa uma mudança de poder tão inovadora e progressiva que acabará se estendendo globalmente a todos os mercados. 

Ao aproveitar o poder da blockchain, estamos abrindo um caminho claro para o sucesso com potencial inimaginável, trazendo uma parte desse poder diretamente para você. 

Por meio de uma comunidade centrada em educação, oportunidade e inovação, estamos levando nossa rede a novos patamares. Junte-se a nós enquanto construímos os trilhos para a nova fronteira e levamos o blockchain para as massas.

 

NUI: BLOCKCHAIN À SUA MANEIRA

A tecnologia Blockchain está mudando a maneira como o mundo troca informações, moeda, contratos e qualquer outra coisa de valor.

Mesmo nesses estágios iniciais, indústrias como bancos e instituições financeiras, música, saúde, seguros, imóveis e varejo estão adotando o blockchain. Especialistas prevêem que pode ser maior que a internet.

Junte-se a Nui Social e faça parte da mais nova revolução tecnológica com a maior comunidade de entusiastas de blockchain e eu Maycon Matos vou lhe auxiliar do início ao fim.

Se você é iniciante em blockchain e criptomoeda ou é versado em tecnologia, as ferramentas educacionais personalizadas e fáceis de entender da Nui o levarão do iniciante ao especialista. Reunimos oportunidades de blockchain e criptomoeda e você decide como participar.

 


 

Autor: Maycon Matos
Empreendedor, Investidor Blockchain, Broker, Hobby Fotografia e Apaixonado pela Vida. 😃🎯🚀

Você pode começar hoje a ter uma alta rentabilidade e com 100% de seguro do capital aportado! Fale comigo.

Maycon Matos –  Whatsapp: 47 98459-9263.

Maycon presta consultoria em contratação de serviço de alta lucratividade. “O meu objetivo é ajudar você a contratar serviços que gerem altos rendimentos mensais com baixo risco e sem necessidade de horas de dedicação e acompanhamento”.

Gostou desse post? Leia também Porque as pessoas desistem em meio as adversidades?
Clique para falar comigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *